Quando se identifica uma lesão de alto grau no colo tem-se como objetivo removê-la. Para isso é utilizado um procedimento chamado exérese da zona de transformação que também é conhecido por CAF, conização, cone, LEEP e LLETZ.
Independente do nome, o procedimento retira uma espécie de fatia do colo que pode ser mais profunda ou mais superficial com o objetivo de remover a lesão. É um procedimento rápido e seguro de aproximadamente 30 minutos de duração que pode ser feito inclusive com anestesia local em algumas situações. Após a retirada a lesão o colo é cauterizado para evitar sangramentos e por vezes suturas (pontos) podem ser utilizados para esta finalidade.
Na maioria dos casos o pós-operatório desta cirurgia não apresenta complicações, podem ocorrer sangramentos vaginais em um fluxo parecido com o de uma menstruação habitual podendo durar alguns dias. A dor pélvica é leve e geralmente bem tolerada. O afastamento do trabalho costuma durar 7 a 15 dias e esforços físicos e relações sexuais são proibidos por até 40 dias após o procedimento. Após a cirurgia é agendado um retorno para avaliar a recuperação e o resultado do anatomopatológico.
Via de regra quando não há uma recorrência da lesão em um intervalo de 2 anos a mesma não recidivará mais, entretanto o seu corpo pode produzir outras lesões ao longo da vida e por isso o acompanhamento de rotina é sempre fundamental.
Texto escrito pela Dra. Cibele Feroldi Maffini
Especialista em Ginecologia e Patologia do
Trato Genital Inferior e Colposcopia.
CRM PR 24291/ RQE 16906
CEAGIC – Centro Avançado de Cirurgia Ginecológica