A PELVE é formada pelos dois ossos do quadril articulados ao sacro e cóccix. Constitui a parte inferior do tronco, região onde ocorre a fixação do mesmo aos membros inferiores. Tem grande relevância, pois dá sustentabilidade ao corpo, preservando órgãos encontrados na sua cavidade interior, além de ser a região onde os músculos do assoalho pélvico e membros inferiores se estabilizam. Atua também no equilíbrio do peso corporal em relação aos membros inferiores. Em termos funcionais ela tem extrema importância, merecendo atenção e cuidados especiais, principalmente por se tratar de uma região delicada e estar suscetível a alterações que comprometem seu funcionamento normal.
Alterações na estrutura, como por exemplo, uma hiperatividade da musculatura (aumento do tônus) ou a presença de contrações involuntárias, podem levar a dificuldades de esvaziamento da bexiga. Muitas vezes ocasionando um grande acumulo de resíduo urinário e favorecendo a infecção urinária. Pode alterar também a função intestinal, fazendo com que ocorra um possível quadro clínico de constipação ou evacuação parcial. A dor pélvica também está relacionada com esse aumento de tônus, prejudicando a vida sexual e de uma forma geral comprometendo a qualidade de vida.
Outras alterações como uma hipoatividade da musculatura, que seria a diminuição do tônus muscular, contribuem para uma possível incontinência urinária, incontinência anal e/ou fecal e prolapsos.
A musculatura abdominal também merece atenção, pois esta relacionada ao assoalho pélvico. As alterações ou uso inadequados desta região, como o aumento da pressão intra-abdominal, que causa uma carga sobre o assoalho pélvico, podem refletir na função da musculatura.
Calories Burned by Fitness Magazine Knockout arnold steroid cycle cagliari: trans fitness 🔥🐷 more fit than ever🔥 carrichissima and powerful
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto, marque uma consulta com a Fisioterapeuta Pélvica do CEAGIC Drª. Samantha Corgas Castro (CREFITO 8: 135400-F).